terça-feira, 2 de julho de 2013

Capão Pecado

Por Felipe Pugliese

Céticos argumentam contra dados. Não sou um deles.

A Classe C aumentou consideravelmente no governo Lula. O reconhecimento é louvável. Porém, o abismo social ainda parece imensurável. Viva uma semana no Capão Redondo e reflita sobre tal realidade. É o que escancara o livre “Capão Pecado”, escrito no início da década passada e muito bem representado atualmente.

A obra de Ferréz aposta (obviamente) na chamada “literatura marginal”. Expõe cruamente a realidade de uma região soterrada na selva de pedras chamada São Paulo. O ódio pelos “playbas” tem uma profunda raiz  Nasce a partir do momento em que o Estado olha apenas para quem o sustenta. A concorrência entre um jovem da periferia e qualquer outro, na esmagadora maioria dos casos, é desleal.

Escrevi para você viver uma semana no Capão. Eu vivi três horas. No começo deste ano a oportunidade de gravar uma reportagem sobre o “Projeto Sonhar” me atiçou. Queria estar naquela zona eternizada nas letras dos Racionais. O projeto é trabalho esplêndido comandado por um ex-traficante que trocou a arma pela caneta. Virou escritor e hoje usa a arte para tirar jovens dó óbvio destino chamado crime.




Nenhum comentário: