terça-feira, 25 de novembro de 2008

Resenha do filme Ensaio sobre a cegueira

Olá meus caros leitores.

Hoje vou publicar uma resenha sobre o filme Ensaio sobre a cegueira।Estou com o texto armazenado em meu computador há tempos e esperei ofilme sair do cinema para ter a certeza que todos puderam assistir a excelente obra de Fernando Meirelles, antes de ler minhas idéia.

Fernando Meirelles é um cineasta que já mostrou em outros filmes de sua autoria, como por exemplo, Cidade de Deus, que clichês e falta de polêmica não são fatores existentes em suas obras. Talvez seja por esse motivo que suas idéias despertam tanto interesse e curiosidade no público. O cineasta foi buscar na obra de Jose Saramago, Ensaio sobre a cegueira, um tema que desafia os padrões convencionais do cinema mundial, um lado animal, ganancioso e fraco do ser humano.

O filme Ensaio sobre a cegueira faz as pessoas refletirem muito sobrea vida e seus princípios. A obra mostra como uma doença pode desestruturar o ser humano de maneira que ele deixe de lado suasvirtudes e o respeito por si próprio. A partir deste ponto, o autor mostra que, em uma situação de apuros e limites, o homem abandona seus valores morais.

As salas de cinema aonde o filme é exibido, na maioria das vezes,recebem muita gente, pois o filme mostra um lado do ser humano que a maioria das pessoas identifica em si mesmo ou em alguém de seu convívio próximo.

Este é um filme que divide opiniões. Ou a pessoa sai do cinema achando a obra fantástica, como no meu caso, ou sai achando terrível, com nojo da humanidade e do próprio autor, como no caso de uma amiga minha, que não se sentiu bem quando viu as cenas de abuso sexual. Porém, o filme é obviamente uma reflexão sobre sociedade em que vivemos, talvez por isso desperta tanto sentimento nos telespectadores.

O ensaio sobre a cegueira estreou no dia 12 de setembro e foi muito comentado pela mídia. O filme que este ano fez a sessão de abertura do festival de Cannes, conta com um ricoelenco, com importantes nomes do cinema americano como, JulianneMoore, Mark Ruffalo, Danny Glover e, o mexicano, Gael Gracian Bernal,que interpretam personagens sem nomes.

Jose Saramago acreditava que não seria possível passar a sua obra para as telas do cinema, pois cenas muito fortes envolvendo abuso sexual,morte e outras situações em que o ser humano se rebaixa, são descritas detalhadamente no livro.

São duas horas que prendem a atenção da platéia do começo ao fim, despertanto no público tristeza, angústia e principalmente muita indignação. A história começa no trânsito de São Paulo, quando um homem fica cego de uma hora para a outra. A partir desta parte, os telespectadores já começam a notar a imagem pessimista que o filme irá transmitir da humanidade, pois um homem se submete a ajudar o cego eacaba roubando seu veículo. Mais tarde o ladrão também ficaria cego.

A cegueira, denominada "Cegueira Branca", se alastra e afeta um número muito alto de pessoas e as autoridades decidem isolar todos os infectados em um sanatório e, a partir daí, os valores morais do homem começam a ser questionados, por que os cegos são abandonados pelas autoridades e começam a viver um universo paralelo.

No sanatório existem dois grupos, um formado por pessoas do bem, que sofrem com a escassez de alimentos, e outro por homens gananciosos e aproveitadores, que tomavam para si toda a comida do local para depois transformarem em moedas de troca, exigindo objetos materiais e sexo forçado.

Tanto nas telas quanto nas páginas, o homem é comparado ao animal. Atitudes animalescas dos personagens, como por exemplo, urinar no chão, andar nu e se submeterem a papéis deprimentes em troca de comida, comprovam essa comparação. Uma cena no final do drama reflete muito bem essa associação. Quando os cegos fogem do sanatório e sedeparam com uma cidade destruída, com cachorros se alimentando de restos humanos.

O filme de Fernando Meirelles é pura reflexão e aprendizado. Pode mostirar lições sobre ganância, força de vontade e principalmente superação de limites.

Felipe Pugliese