quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O curioso leitor milionário Nixon/Milk


Olá meus caros leitores.


22 de fevereiro de 2009, teatro Kodak, Los Angeles.

O momento mais esperado do ano para quem vive sobre a expectativa de conhecer o que de melhor emocionou e cativou o público nas telas de cinema de todo o mundo está chegando. A 81ª edição da entrega do Oscar pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, repleta de glamour e totalmente excêntrica, de passo em passo, se aproxima lentamente dos cinéfilos de plantão.

Algumas conclusões preconcebidas presenteiam o público com uma ansiedade contagiante. Isto porque, pela falta de uma super produção, ou até mesmo uma trama mais elaborada, os concorrentes disputam no mesmo nível, me refiro, obviamente, sobre o prêmio de melhor filme (acho que já deu para captar pelo título que a ideia é comentar sobre esta premiação especificadamente).

São cinco os concorrentes: Quem quer ser milionário (Danny Boyle), O curioso caso de Benjamim Button (David Flincher), O leitor ( Stephen Daldry), Frost/Nixon (Ron Horward) e Milk (Guns Van Saint).

Curiosamente (não querendo usar de trocadilhos com Benjamim Button, mas já utilizando), ou não, os diretores que concorrem ao prêmio de melhor direção são os mesmos cinco que disputam pelos filmes citados a cima. Pelo sim, ou pelo não, prefiro achar este fato apenas curioso (novamente assim como Benjamim Button), pois não teria pé, muito menos cabeça, imaginar um diretor vencendo como melhor filme, entretanto, perdendo o troféu de melhor direção.

Agora dando a minha visão de quem merece levar a estatueta, já digo logo de cara que O Leitor não merece nem estar aí. Sem sombra de dúvidas, um dos filmes mais letárgicos que já presenciei. O Benjamim Brad Button Pitt tem um enredo um pouco mais interessante, contudo, nada que me deixe embevecido. Já os outros três concorrentes, ainda não tive a oportunidade de acompanhar, porém, dizem as más línguas, ou boas, que Quem quer ser milionário? já está com a faixa de campeão encomendada.

Já conversei com alguns amigos que assistiram Milk - a vóz da igualdade, e me garantiram que a produção e o enredo são interessantes, principalmente se for comparado o personagem principal, o primeiro homossexual a vencer uma eleição nos EUA, com o atual presidente do país, que assumiu o cargo quebrando barreiras e atropelando preconceitos. Portanto, acredito que o longa pode aparecer como uma agradável surpresa.

Acredito que Forts/Nixon surja mais como um documentário, isto porque mostra detalhadamente o escândalo de Watergate, ocorrido durante a presidência de Richard Nixon nos Estados Unidos.


Só para deixar registrado, quero afirmar que o prêmio de melhor atriz não pode ficar com outra atriz, a não ser Angelina Jolie, em A Troca.

Vamos esperar para ver, entretanto, algumas reminiscências cinematográficas surgem em minha mente e fazem com que eu não me sinta tão empolgado para esta premiação, até porque estas produções que concorrem ao Oscar não serão lembradas por muito tempo, tampouco haverá uma eclosão de um novo fenômeno das telinhas. É bom elucidar isto cedo, antes que seja tarde.


. PRÊMIOS PRINCIPAIS

Melhor filme:


QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

MILK - A VOZ DA IGUALDADE

FROST/NIXON

O LEITOR

Melhor diretor:


Danny Boyle/QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
David Fincher/O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

Gus Van Saint/MILK - A VOZ DA IGUALDADE

Ron Howard/FROST/NIXONS

tephen Daldry/O LEITOR


Melhor ator:


Sean Penn/MILK - A VOZ DA IGUALDADE

Mickey Rourke/O LUTADOR

Frank Langella/FROST/NIXON

Brad Pitt/O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

Richard Jenkins/THE VISITOR


Melhor atriz:


Kate Winslet/O LEITOR

Anne Hathaway/O CASAMENTO DE RACHEL

Meryl Streep/DÚVIDA

Angelina Jolie/A TROCA

Melissa Leo/RIO CONGELADO


Melhor ator coadjuvante:


Heath Ledger/O CAVALEIRO DAS TREVAS

Robert Downey Jr/TROVÃO TROPICAL

Josh Brolin/MILK - A VOZ DA IGUALDADE

Phillip Seymour Hoffman/DÚVIDA

Michael Shannon/FOI APENAS UM SONHO


Melhor atriz coadjuvante:


Penelope Cruz/VICKY CRISTINA BARCELONA

Viola Davis/DÚVIDA

Marisa Tomei/O LUTADOR

Taraji P Henson/O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

Amy Adams/DÚVIDA