domingo, 3 de maio de 2009

Música Popular Brasileira (?)



Desculpem-me! (No lugar do: Olá meus caros leitores).

Talvez por falta de tempo ou até mesmo de responsabilidade, não venho cumprindo com a minha pontualidade com você, meu ativo leitor (!). Tenho recebido justas críticas sobre o meu atual empenho no “umpapoaberto”. No mais genuíno arrependimento, concedo toda a razão àqueles que, quando me encontraram, disseram: “Pô, largou mão do blog?”. Jamais largaria.

Chega de “bla bla bla” e vamos por um fim neste marasmo.

Como todo bom paulistano sabe, este final de semana ocorreu a Virada Cultura no Centro de cidade de São Paulo. Quando muitos se influenciavam pela “atual cultura de massa” e corriam para assistir o show de Marcelo Camelo - ex-cantor do Los Hermanos – (não me preocupo em saber escrever o nome desta banda), eu e mais dois amigos apertamos os passos para não nos atrasarmos para o show de Reginaldo Rossi. Aquele mesmo do “Garçom, aqui nesta mesa de bar”.

Surpreendentemente, Reginaldo mostrou ser uma pessoa muito inteligente e com um excelente poder de persuasão. Quando comparou Beatless com Amado Batista, no entanto, não é preciso comentar que o cantor exagerou. Contudo, vale a pena frisar que ele confessou ter tomado algumas doses de Whisky. Portanto, equívoco compreendido.

Reginaldo comentou uma coisa com o público que me despertou uma certa compreensão e concordância. O cantor criticou o modo do brasileiro pensar sobre o significado de Música Popular Brasileira (MPB). Segundo o recifense, alguns “intelectuais” criaram um estilo de música e a mídia os colocou como representante do povo.

Entretanto, grande parte da população (baixa renda), não tem acesso à música caracterizada como “popular” e só escuta cantores como Reginaldo Rossi, Wando e outros compositoras taxados de “bregas”

Finalizando, acredito que, assim como disse Reginaldo, o critério de Música Popular Brasileira deve ser revisto e o verdadeiro estilo de música popular transformado.
Felipe Pugliese