quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dia da igualdade

Dia da igualdade

Amanha, dia 20 de novembro, será o dia da consciência negra. O feriado não é nacional, muitas cidades e estados do país não celebram esta data, porém mais de 5.500 municípios dão importância à esta data.

O primeiro texto a ser publicado no blog não poderia vir em uma data melhor, pois vejo muitas coisas acontecerem em meu cotidiano relacionadas a preconceitos raciais que me enfurece de uma maneira que só consigo me tranqüilizar quando sento em frente ao meu computador, junto minhas idéias e crio uma crítica.

O que me levou a criar este texto foi uma conversa que tive com um jornalista, que escreve em uma conceituada revista feminina. Quando conversávamos se há preconceito em nossa profissão, chegamos ao consenso que não.

Há muitos repórteres e apresentadores negros conceituados, principalmente na televisão. Glória Maria, apresentadora do Fantástico, é um grande exemplo.

No entanto, ele me revelou uma coisa que me chamou a atenção. O jornalista me garantiu que a revista que ele trabalha não exibe atrizes negras na capa, pois sua editora já comprovou que quando um negro é exposto na página principal de uma revista, as vendas caem expressivamente.

Isso me faz criar os seguintes pensamentos: Será que quando a maioria das revistas colocou o rosto de Barack Hussein Obama em suas capas e o idolatrou como o grande salvador da economia americana, o número de revistas vendidas foi baixo? Claro que não. Será que quando atrizes como Thaís Araújo e Camila Pitanga fazem importantes papéis em novelas, a audiência é mais baixa do que as outras? Não posso acreditar nisso. Tem como entender o por que de quando o programa Roda Viva, da TV Cultura, trouxe o rapper Mano Brown para ser sabatinado, a emissora atingiu um grande espaço na mídia no dia seguinte? Também acredito que não.

Amanhã serão realizados passeatas e manifestos em comemoração a essa raça que contribuiu para grande parte do que o Brasil é hoje, seja para o lado positivo ou negativo. Portanto, pelo menos amanhã, pense antes de menosprezar ou descriminar algum negro. Repito, pelo menos amanhã. Torço para que você goste da idéia e adote isso para a sua vida.


Felipe Pugliese

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Seja bem vindo

Olá, meu nome é Felipe Pugliese Monteiro, tenho 19 anos e sou estudante de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

Inauguro hoje a minha página pessoal com o propósito de publicar textos variados relacionados à: Cultura, Esporte, Política e Cotidiano.

Um estudante de jornalismo tem muita vontade de ter liberdade de escrever o que passa pela sua cabeça, pelo menos no meu caso, no entanto, muitas vezes só publica o que lhe é ordenado.

Pois bem, acredito que para tudo existe um início e a criação de um blog é o começo de uma liberdade na profissão jornalística.

Obrigado, amanhã será postado o primeiro texto.


Felipe Pugliese