quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

É hoje o dia da ALEGRIA

Olá meus caros leitores.

Tenho certeza que são poucos os que sabem, mas ontem foi um dia a ser comemorado por aqueles que valorizam a cultura do nosso país e as raízes da música brasileira. O dia dois de dezembro é considerado o Dia do Samba, a música mais brasileira das brasileiras.

Primeiramente, peço desculpas por não ter publicado este texto ontem, pois confesso que não tinha dados nem informações necessárias para desenvolvê-lo.

Para começar, devo citar alguns fatos históricos deste ritmo entusiasmante que serve como filosofia de vida para grande parte da população do nosso país. O samba é oriundo da Bahia e sucedeu outros estilos de música, como o Jongo, Batuque e Cateretê. Seu nome é de origem africana, o SAM significa pague e o BA quer dizer receba. Havia dois estilos de se tocar samba, o Raiado, uma melodia com sotaque sertanejo, e o Corrido, uma musica mais harmoniosa que representava mais a cidade.

Depois da Bahia, a música se expandiu para Sergipe e Rio de Janeiro, seu verdadeiro reduto e local onde seu reinado foi construído. Ao chegar à cidade maravilhosa, o samba se tornou uma música que representava a classe pobre do estado e, até hoje, é fonte de alegria das pessoas que moram nos morros cariocas, por isso, muita gente afirma que o samba nasce do alto do morro. Contudo, o ritmo contagiante ficou muito ligado à figura do homem malandro, que não trabalhava e sonhava ganhar a vida fazendo melodias e curtindo a vida, principalmente no Rio de Janeiro, grande exemplo foi Bezerra da Silva.

Creio que todos já ouviram a expressão popular, Quem canta os males espanta, e tenho certeza que, pelos menos uma vez na vida, foram ouvir alguma música para tentar melhorar o ânimo ou até mesmo tentar mudar de humor. O samba reflete a alegria e o entusiasmo que o brasileiro tem em viver a vida. Mesmo com inúmeros problemas a enfrentar, prefere levar a vida a sambar.

O primeiro samba gravado no Brasil, a canção “Pelo telefone”, gravada em 1916 pela dupla Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, e Mauro de Almeida. A canção foi criada em uma roda de samba na Casa da Tia Ciata, local muito freqüentado pelos músicos da época. A melodia criou muita polêmica, pois era cantada pelos cantores de uma forma e pelo povo de outra.

Em 2005, a UNESCO proclamou oito manifestações da América Latina como obras-primas do patrimônio imaterial e o samba foi umas das escolhidas. Esse prêmio só aumentou ainda mais a relação do samba com o pobre, provando que não há dinheiro que compre a alegria de sambar até dar calos nos pés.

Hoje em dia, o samba se misturou com outros gêneros musicais e novos estilos surgiram. Um grande exemplo desta miscigenação é o Samba-Rock, que antigamente era chamado Sambalanço.

Na última década, alguns cantores se destacaram cantando sambas que levantaram multidões e já fazem parte da história desta música tão brasileira, são eles: Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Jorge Aragão, Bezerra da Silva e Martinho da Vila. Por favor, se notar a ausência de alguém nesta lista, deixe um comentário me corrigindo.

Trabalhar para que? O negócio é sambar...






PELO TELEFONE, primeiro samba gravado no Brasil, cantado por Donga e Mauro de Almeida.
O chefe da folia / Pelo telefone / Manda avisar / Que com alegria / Não se questione / Para se brincar. Ai, ai, ai, / Deixa as mágoas para trás / Ó rapaz! /Ai, ai, ai, / Fica triste se és capaz / E verás Tomara que tu apanhes / Pra nunca mais fazer isso / Tirar amores dos outros /E depois fazer feitiço...Ai, a rolinha / Sinhô, Sinhô / Se embaraçou / Sinhô, Sinhô/ É que a avezinha / Sinhô, Sinhô / Nunca sambou / Sinhô, Sinhô,/ Porque esse samba, /Sinhô, Sinhô, / É de arrepiar, /Sinhô, Sinhô,/ Põe a perna bamba / Sinhô, Sinhô, / Me faz gozar, / Sinhô, Sinhô.O "Peru" me disse/ Se o "Morcego" visse / Eu fazer tolice,/ Que eu então saísse / Dessa esquisitice / De disse que não disse. Ai, ai, ai, / Aí está o canto ideal / Triunfal / Viva o nosso carnaval. / Sem rival. Se quem tira o amor dos outros / Por Deus fosse castigado / O mundo estava vazio / E o inferno só habitado.Oueres ou não / Sinhô, Sinhô, / Vir pro cordão / Sinhô, Sinhô / Do coração, / Sinhô, Sinhô. / Por este samba".

PELO TELEFONE, primeiro samba gravado no Brasil cantado pelo povo.
"O chefe da polícia / Pelo telefone / Mandou avisar / Que na Carioca / Tem uma roleta /Para se jogar /Ai, ai, ai /O chefe gosta da roleta,/ Ô maninha / Ai, ai, ai / Ninguém mais fica forreta / É maninha. / Chefe Aureliano, / Sinhô, Sinhô, / É bom menino, / Sinhô, Sinhô, / Prá se jogar,/ Sinhô, Sinhô, / De todo o jeito, /Sinhô, Sinhô, / O bacará / Sinhô, Sinhô, / O pinguelim, / Sinhô, Sinhô, / Tudo é assim".




Felipe Pugliese