terça-feira, 25 de novembro de 2008

Resenha do filme Ensaio sobre a cegueira

Olá meus caros leitores.

Hoje vou publicar uma resenha sobre o filme Ensaio sobre a cegueira।Estou com o texto armazenado em meu computador há tempos e esperei ofilme sair do cinema para ter a certeza que todos puderam assistir a excelente obra de Fernando Meirelles, antes de ler minhas idéia.

Fernando Meirelles é um cineasta que já mostrou em outros filmes de sua autoria, como por exemplo, Cidade de Deus, que clichês e falta de polêmica não são fatores existentes em suas obras. Talvez seja por esse motivo que suas idéias despertam tanto interesse e curiosidade no público. O cineasta foi buscar na obra de Jose Saramago, Ensaio sobre a cegueira, um tema que desafia os padrões convencionais do cinema mundial, um lado animal, ganancioso e fraco do ser humano.

O filme Ensaio sobre a cegueira faz as pessoas refletirem muito sobrea vida e seus princípios. A obra mostra como uma doença pode desestruturar o ser humano de maneira que ele deixe de lado suasvirtudes e o respeito por si próprio. A partir deste ponto, o autor mostra que, em uma situação de apuros e limites, o homem abandona seus valores morais.

As salas de cinema aonde o filme é exibido, na maioria das vezes,recebem muita gente, pois o filme mostra um lado do ser humano que a maioria das pessoas identifica em si mesmo ou em alguém de seu convívio próximo.

Este é um filme que divide opiniões. Ou a pessoa sai do cinema achando a obra fantástica, como no meu caso, ou sai achando terrível, com nojo da humanidade e do próprio autor, como no caso de uma amiga minha, que não se sentiu bem quando viu as cenas de abuso sexual. Porém, o filme é obviamente uma reflexão sobre sociedade em que vivemos, talvez por isso desperta tanto sentimento nos telespectadores.

O ensaio sobre a cegueira estreou no dia 12 de setembro e foi muito comentado pela mídia. O filme que este ano fez a sessão de abertura do festival de Cannes, conta com um ricoelenco, com importantes nomes do cinema americano como, JulianneMoore, Mark Ruffalo, Danny Glover e, o mexicano, Gael Gracian Bernal,que interpretam personagens sem nomes.

Jose Saramago acreditava que não seria possível passar a sua obra para as telas do cinema, pois cenas muito fortes envolvendo abuso sexual,morte e outras situações em que o ser humano se rebaixa, são descritas detalhadamente no livro.

São duas horas que prendem a atenção da platéia do começo ao fim, despertanto no público tristeza, angústia e principalmente muita indignação. A história começa no trânsito de São Paulo, quando um homem fica cego de uma hora para a outra. A partir desta parte, os telespectadores já começam a notar a imagem pessimista que o filme irá transmitir da humanidade, pois um homem se submete a ajudar o cego eacaba roubando seu veículo. Mais tarde o ladrão também ficaria cego.

A cegueira, denominada "Cegueira Branca", se alastra e afeta um número muito alto de pessoas e as autoridades decidem isolar todos os infectados em um sanatório e, a partir daí, os valores morais do homem começam a ser questionados, por que os cegos são abandonados pelas autoridades e começam a viver um universo paralelo.

No sanatório existem dois grupos, um formado por pessoas do bem, que sofrem com a escassez de alimentos, e outro por homens gananciosos e aproveitadores, que tomavam para si toda a comida do local para depois transformarem em moedas de troca, exigindo objetos materiais e sexo forçado.

Tanto nas telas quanto nas páginas, o homem é comparado ao animal. Atitudes animalescas dos personagens, como por exemplo, urinar no chão, andar nu e se submeterem a papéis deprimentes em troca de comida, comprovam essa comparação. Uma cena no final do drama reflete muito bem essa associação. Quando os cegos fogem do sanatório e sedeparam com uma cidade destruída, com cachorros se alimentando de restos humanos.

O filme de Fernando Meirelles é pura reflexão e aprendizado. Pode mostirar lições sobre ganância, força de vontade e principalmente superação de limites.

Felipe Pugliese

3 comentários:

Dicas de Marias disse...

Olá Fe! Estive aqui para prestigiar seu trabalho.. MUITO BOM! É sempre bom expressar idéias.

Alberto disse...

blz, Felipe ! parabéns pela iniciativa ! O feed do seu blog já está assinado, assim posso acompanhar os seus textos assim que eles forem publicados.
Quanto ao filme, eu assisti, gostei muito.
Embora seja muito forte, ainda sim é brando se comparado ao livro, onde o Saramago esfrega literalmente merd.. na cara da gente.
O filme é fiel a obra e mostra como é o ser humano. Em qualquer situação tem um fdp para se aproveitar e ficar por cima... é a vida.. é a humanidade do jeito que ela é.
abraços,

Edu-Pai disse...

Fê, a sua resenha me motivou a assistir o filme.......Vamos lá.....
abraço,
Datena!!!